quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dicas para um início de "Tetê" tranquilo.

Essa semana, após uma conversa sobre os percalços do início da amamentação, fiquei pensando nas pequenas coisas que fiz que me ajudaram e encorajaram a seguir adiante e decidi vir compartilhá-las por aqui. São coisas simples, mas que para mim foram fundamentais para seguir amamentando.

- É preciso saber e reconhecer. O início da amentação é doloroso. Dói. Temos de ser sinceras entre mulheres nesse ponto, dói e muito e é preciso muita força de vontade nessa parte, porque, olha dói, mas é bem passageiro.

- A pomada de lanolina não parece ter outra função de que a manchar suas roupas? Está bem, ela mancha, mas apesar de não parecer ela é muito útil. Ajuda a não ressecar o bico do peito, o que evita rachaduras e mesmo quando o bico está com fissuras ela dá uma aliviada. Fora que o bebê pode mamar sem precisar retirá-la.

- Costuras e sutiãs muito apertados. Sai dessa. Eles fazem com que o seio empedre, o que deixa dolorido PRA CARAMBA. O ideal de sutiã de amamentação é que não tenha costuras na parte que pega no seio, o que dá conforto para a mãe.

- Ainda sobre apertar a mama. Tops. Mamães amigas, top é o que há para aliviar os seios sensíveis da amamentação, já que, geralmente, são bem confortáveis.

- Sabe aquele incômodo com tudo que encosta no bico do seio? Dá para aliviar colocando uma almofadinha entre bico do seio e sutiã.

- Agora se a dor está intensa, se sua mama está vermelha e muito inchada. Procure o seu médico. Pode ser início de Mastite. E EXIJA que ele te examine. A mastite se tratada a tempo passa rapidinho e com o remédio certo a dor mais intensa pode ser evitada.

- Agora, peito doendo, peito empedrado, parece que você nunca mais vai aguentar o bebê pegar naquela mama? Ative o lado guerreira que há em você e deixe o bebê mamar. Isso mesmo. O melhor remédio para essa dor, é o bebê mamar e esvaziar a mama. Inclusive, uma das recomendações para o tratamento de mastite é deixar o bebê mamar o máximo que ele puder na mama que estiver com problema.

- A dor foi muito intensa e você, infelizmente, precisou dar mamadeira? Se não tiver mesmo outro jeito, evite de dar o complemento à noite, porque esse é o horário de alta da produção de leite da mulher.

- A melhor coisa para uma boa produção de leite. Água. Muita Água. Água sempre, toda hora, em todo momento, a cada mamada.

- Para dar forças e aliviar a fraqueza. Canjica. É muito recomendada para ajudar a aumentar a produção de leite, mas na verdade, para mim, ela dava era sustança para amamentar em livre demanda.

Amamentar é uma dádiva de Deus. Não é fácil, porém é muito recompensador. Foi e ainda é para mim o oásis de calma na maternagem, um lugar só meu e da Clara, em que temos nossa paz nessa pequena eternidade. Cada mãe que amamenta sabe que o seio é para o filho muito mais do que só alimento, ali ele resolve todas as angústias, do sono, do medo, da ansiedade, da dor e dos incômodos do dia. Todos os dias eu peço para que cada mãe seja respeitada dentro do seu tempo e espaço de dar de mamar a seu bebê e que sejam fortes, sempre, nessa sociedade que quer vetar todo apoio e carinho e apego às nossas crianças.

Com carinho,

Daniela



Mamando "tetê" com três dias de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário