...ou ausência total de uma.
E segue um pequeno (grande?) dilema dessa mamãe aqui. Clara nunca foi um bebê de dormir mal, na verdade, ela é um bebê difícil de adormecer. Luta contra o sono como se disso dependesse a vida e, por mais que eu tente mudar a rotina dos sonos dela, ela costuma seguir exatamente os horários de sono que eu tinha durante a gravidez.
A isso entenda-se, dormir sempre entre uma a duas horas da manhã. E a qualquer crise de idade, mudar para as quatro ou cinco da matina. Acorda para mamar pelo menos uma vez na manhã, em geral, as seis ou sete, quando o sono está indo bem sabe? Se não, acorda as quatro e as seis. Já a soneca da tarde que era o momento mamãe corre e faz tudo e descansa um pouco, que costumava ter duas horas e meia, caiu para uma hora, uma hora e meia no máximo. Isso se ela não lutar o máximo que puder para não dormir a tarde...
No momento, seguimos a seguinte rotina:
- 1:00/1:30: hora de finalmente ir para a cama.
- 6:30/7:30: mama e dorme novamente.
- 9:00/10:00: acorda.
- 14:30/16:30: soneca da tarde (muito variável).
E depois só lá pela uma da manhã para outro soninho.
Para quem se pergunta porque ela não vai para a cama antes, já tentei meus caros... Já tentei a fazer dormir dez, onze, meia noite... Quando ela dorme, acorda a uma e degringola o sono do DIA TODO. Fora o mal humor tirânico que ela fica.
O desabafo de hoje é que, embora ela durma, ao total, entre dez a doze horas, esse não tem sido um horário fácil para a mamãe. Estou sempre muito cansada e sem disposição. Porque, embora ela durma, eu não posso não é? Segue-se uma sequência de atividade diárias que me deixam com uma cota de cinco a seis horas de sono realmente bem dormidas. O que fazer então?
Dizem que quando ela começar a andar, ela dormirá melhor... Esperança?
Alguém tem alguma dica?
Abços,
Daniela
Ah, olheiras, minhas amigas... E, quem disse que esse bebê quer dormir cedo? rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário